Departamentalização
Departamentalização x integração: um desafio para as empresas no desenvolvimento de novos produtos?
José Luiz Moreira de Carvalho
UNIVASF
jose.carvalho@univasf.edu.br
José Carlos de Toledo
UFSCar
toledo@dep.ufscar.br
RESUMO
O desenvolvimento de novos produtos tem um papel estratégico cada vez maior nas empresas, sendo o aprimoramento dos produtos existentes e a introdução de inovações fundamentais para um bom desempenho competitivo. Nesse sentido, um ponto importante a ser destacado é a necessidade de integração entre as funções envolvidas no processo de desenvolvimento de produto. O objetivo deste artigo é discutir a importância da integração funcional no desenvolvimento de novos produtos, analisando o efeito da departamentalização sobre a mesma. Para isto, este trabalho traz uma discussão teórica sobre o tema e também os resultados de uma pesquisa de campo em duas grandes empresas brasileiras, líderes de mercado nos seus respectivos setores (petroquímica e eletrodomésticos). Palavras-Chave: Integração funcional. Desenvolvimento de Produto. Departamentalização.
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de novos produtos tem um papel estratégico cada vez maior nas empresas, especialmente nos setores mais dinâmicos tecnologicamente e nos que há uma concorrência mais acirrada. Com isso, o aprimoramento dos produtos existentes e a introdução de inovações passam a ser fundamentais para um bom desempenho competitivo.
De acordo com PONDÉ (2002), o desenvolvimento de um novo produto requer o preciso monitoramento da evolução das necessidades dos prováveis consumidores e a identificação de oportunidades de mercado não aproveitadas por empresas rivais, a combinação das capacitações incorporadas nas equipes de P&D com informações técnicas e científicas obtidas externamente, a transformação de protótipos em bens com qualidade e baixo custo e a adaptação do processo produtivo e das características da mão-de-obra ao novo produto. Além disso,