Departamentalização
Conceito
A departamentalização representa a estrutura, ou seja, a divisão de trabalho dos departamentos na empresa com as atividades como: recursos humanos, financeiro, materiais e equipamentos.
Ela pode ser dividida em 2 maneiras:
Sentido horizontal, ou seja, em sua variedade de tarefas;
Sentido vertical, a divisão do trabalho refere-se aos níveis de autoridade.
As atividades são agrupadas por sua similaridade e, desta forma, podem ser alocados recursos e pessoal necessários para o cumprimento dos objetivos definidos pela organização.
Quando ocorre a Departamentalização?
Sempre que há a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a qualidade de trabalho em si. Corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos.
A departamentalização se faz a custa de um maior número de órgãos no mesmo nível hierárquico.
O departamento é uma área com segmento distinto em uma empresa e é dirigida por um diretor, gerente, chefe ou supervisor e cada um tem a função de exercer e desempenhar atividades especifica.
Elas podem ser um departamento:
Produção
Vendas
RH
Contabilidade
Pesquisa
Compras
Financeiro
Em todas as empresas, estas divisões são levadas a sério e as indicações hierárquicas são definidas como podemos ver abaixo:
SUPERINTENDENTE: CUIDA DE UMA DIVISÃO
GERENTE: DE UM DEPARTAMENTO
CHEFE: DE UMA SEÇÃO
SUPERVISOR: DE UM SETOR
Seus principais objetivos são:
Agregação: Colocação de especialistas em uma mesma unidade, a fim de trocar experiências, com isso resultará ampliação de conhecimento e traduzirá melhores índices de resultados de produtividade e qualidade.
Controle: As atividades devem ser agrupadas que possam ser facilmente supervisionadas, possibilitando exercer um controle eficaz e eficiente e faz realização dos ajustes necessários antes do produto ser considerado acabado e chegar aos clientes.
Coordenação: A fim de se obter uma unidade de ação que será conseguida,