Departamentalização por processo
Agrupadas segundo as etapas do processo de produção
– Comum na área industrial e na administração pública
É o agrupamento de atividades que se centralizam nos processos de produção ou equipamento. É encontrada com mais freqüência em produção. As atividades de uma fábrica podem ser grupadas em perfuração, esmerilamento, soldagem, montagem e acabamento, cada qual em seu departamento.
Você perceberá uma modificação deste agrupamento organizacional quando comprar um hamburguer em um restaurante de serviço rápido. Note que algumas pessoas estão assando a carne, outras estão fritando as batatas, e outras preparando a bebida. Usualmente há um anotador de pedidos que também recebe o pagamento e compõe o pedido.
Vantagens:
Maior especialização de recursos alocados.
Possibilidade de comunicação mais rápida de informações técnicas.
Melhor coordenação e avaliação de cada parte ou etapa do processo
Desvantagens:
Possibilidade de perda da visão global do andamento do processo.
Flexibilidade restrita para ajustes no processo.
Atualmente, a administração de processos está consolidando esse tipo de departamentalização em âmbito global da empresa, e não apenas nos processos industriais dos níveis hierárquicos mais baixos da empresa.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR ÁREA DE CONHECIMENTO
Na figura da departamentalização funcional apresentada considerou as quatro áreas funcionais clássicas da empresa. Entretanto, esse tipo de departamentalização também pode ser feito considerando as funções de administração; nesse caso a empresa pode ficar com as seguintes unidades organizacionais:
Gerencia de planejamento ;
Gerencia de organização;
Gerencia de controle;
Na prática , essa departamentalização por funções de administração não deve ser considerada adequada, pois as referidas funções devem ser alocadas em todas as unidades organizacionais da empresa.