Trabalho sobre mamíferos
Os mamíferos (do latim científico Mammalia) são uma classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes, e a presença de pêlos (existem poucas espécies de mamíferos que não tem pêlos). São animais endotérmicos, ou seja, que possuem mecanismos internos para o controle da temperatura corpórea. A endotermia amplia o leque de áreas geográficas a serem habitadas por eles, tendo em vista que não são tão sensíveis a temperaturas externas. São animais vivíparos, logo, desenvolvem seus filhotes no interior do corpo materno (essa característica aumenta a probabilidade de vida da prole, já que os embriões se desenvolvem internamente e não em ovos, no caso dos répteis e anfíbios). Os mamíferos incluem 5 416 espécies (incluindo os seres humanos), distribuídas em aproximadamente 1.200 gêneros, 152 famílias e até 46 ordens, de acordo com o compêndio publicado por Wilson e Reeder (2005). Entretanto novas espécies são descobertas a cada ano, aumentando esse número (até o final de 2007, o número chegava a 5 558 espécies).
II. Evolução dos mamíferos
Os mamíferos surgiram já no período Mesozóico, há cerca de 200 milhões de anos, mais ou menos na época em que apareceram os dinossauros. Durante o domínio dos dinossauros, os mamíferos constituíam um restrito grupo de animais de pequeno porte e de hábitos noturnos. Os répteis dominavam o cenário, eram ativos durante o dia e muitos provavelmente caçavam os pequenos mamíferos, enquanto estes procuravam comida durante a noite. Talvez os primeiros mamíferos se alimentassem de ovos ou de filhotes de répteis.
Durante o período Cretáceo da Era Mesozóica, há cerca de 100 milhões de anos, começou o declínio dos dinossauros, culminando com a total extinção desses grandes répteis, há aproximadamente 65 milhões de anos. A eliminação dos dinossauros abriu aos mamíferos as condições necessárias para que se expandissem e