Dentes
A função da arcada dentária como um todo é a de preparar os alimentos para o processo de deglutição. Ela também auxilia na formação de sons para a fala e contribui para as expressões faciais. A parte visível de cada dente se chama coroa, e é o formato de sua superfície que determina a função de cada órgão da arcada.
De acordo com sua posição na boca e a respectiva função exercida, os dentes são classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares, totalizando entre 28 e 32 dentes. Esta variação na quantidade se deve à presença dos sisos, que podem ou não nascer.
Os incisivos são os oito dentes frontais (quatro na arcada superior e quatro na inferior). Eles são descritos pela Odontologia como afiados em forma de cinzel (formão) e possuem forma achatada e plana. Por conta desse formato e por ocuparem a parte anterior da boca, são os primeiros dentes a entrar em contato com os alimentos, realizando a função de preensão e corte da comida.
Os caninos, por sua vez, têm forma pontiaguda semelhante a uma pá ou lança. Presente na arcada de quase todos os animais carnívoros e onívoros, posicionam-se na arcada humana logo atrás dos incisivos, realizando a função de perfurar e rasgar os alimentos. Na dentição permanente normal, são encontrados quatro dentes caninos: dois na maxila e outros dois na mandíbula.
Os pré-molares e molares são dentes mais “achatados” e de forma arredondada. A parte superior é composta por pontas aguçadas, chamadas cúspides. Os oito pré-molares (quatro em cada arcada) possuem duas cúspides cada um, enquanto os seis molares presentes na boca são multicúspides. Estes são os últimos dentes da boca, responsáveis por triturar e moer os alimentos na fase final da mastigação.
Regiões Linguais:
A língua é um órgão formado por musculatura estriada esquelética que faz parte do sistema digestivo. Ela é revestida por uma membrana mucosa com uma estrutura que varia de acordo com a região.
Este órgão é