Dentes decíduos e permanentes
Após a queda de um dente de leite é de esperar três a seis meses até que o dente permanente apareça. No entanto é preciso quase um ano para ele erupcionar totalmente.
Incentive os seus filhos a fazer uma higiene dentária correta desde cedo. Não basta lavar os dentes, é preciso saber lavar os dentes. O dente de leite também é importante. Mostre-lhe os desenhos que preparámos, para a aprendizagem de como cuidar dos dentinhos.
Importante: a perda prematura de um dente de leite, ou decidual, ou primário, é considerada hoje em dia como um dos fatores de origem e desenvolvimento de uma articulação anormal dos dentes permanentes ou definitivos. Quando isso acontece torna-se necessário recorrer a um alinhamento dos dentes.
Dentes permanentes (dentição definitiva)
- Os primeiros dentes da dentição permanente a emergir na boca são os primeiros molares. Eles fazem a sua aparição imediatamente atrás dos segundos molares deciduais, na idade dos 6 anos. Como consequência são frequentemente chamados de "os molares dos 6 anos". São muito maiores que qualquer dente decidual e não podem fazer a sua entrada antes que o desenvolvimento da mandíbula atinja um estádio que permita suficiente espaço. É um dente que escapa por vezes a ser notado porque não é precedido pela queda de nenhum dente decidual uma vez que nasce num espaço onde não havia dente algum. O segundo dente permanente a tomar o seu lugar na arcada é