Morfologia da dentição decídua
Dentição Decídua (criança)
A. Incisivo Central Decíduo
B. Incisivo Lateral
C. Canino
D. Primeiro Molar
E. Segundo Molar
É importante o estudo dos decíduos para se ter conhecimento das características de cada dente, ocorrer a diferenciação de características entre si, diferencia-los dos permanentes e quando necessário procurar o melhor tratamento para aquele dente. Os dentes decíduos têm como função a mastigação, fonação e estética. Os decíduos também servem de guia para erupção dos permanentes e são mantenedores de espaço para os dentes permanentes.
Dentes decíduos são popularmente conhecidos como “dentes de leite” e “primeira dentição”. Eles são classificados como incisivos, caninos e molares. Possuem diversas características que os diferem dos dentes permanentes, entre elas estão:
- Possuem menos calcários que os dentes permanente, o que os torna menos duros.
- São menos mineralizados.
- Os processos patológicos evoluem mais rápido (ex.: cárie evolui mais rápido no dente decíduo do que no permanente).
- Possuem a coloração branco-leitoso.
- São bem menores do que os permanentes.
Morfologia de cada dente decíduo
O incisivo central inferior é semelhante ao incisivo permanente, mas não possui os sulcos de desenvolvimento (mamelões). Tem sua distancia cervico-incisal é maior do que a mesio-distal. Sua raiz é afilada achatada no sentindo mesio-distal. O incisivo lateral inferior também será semelhante ao seu sucessor, porém suas dimensões são reduzidas. Possu8i uma borda incisal inclinada distalmente, o que torna o ângulo distal arredondado. A raiz é um pouco maior que a raiz do central. No canino inferior a coroa é menos volumosa que a do canino superior. Possui a uma forma de lança, e sua dimensão vertical é maior que a dimensão transversal. Sua raiz é mais curta que a raiz do canino superior, porém é achatada no sentido mesio-distal. O primeiro molar inferior possui uma morfologia única e não possui