Dentes Dec Duos Wordok
2322 palavras
10 páginas
SUMÁRIINTRODUÇÃO 4
ERUPÇÃO DENTÁRIA 5
Sequência de Erupção e Cronologia dos Dentes Decíduos 6
Sintomatologia Decorrente da Erupção Decídua 7
Tamanho e Morfologia da Câmara Pulpar dos Dentes Deciduos 7
ANATOMIA DOS DENTES DECÍDUOS 8
DIFERENÇAS ENTRE DENTIÇÃO DECÍDUA E PERMANENTE 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
O ser humano possui duas dentições, a primeira chamada Dentição Decídua, que compreende o nascimento dentes de leite como são conhecidos popularmente os primeiros dentes a nascer e a segunda, denominada de Dentição Permanente. É de extrema importância que os pais conheçam e saibam a cronologia dos dentes decíduos para poderem acompanhar e saber se está ocorrendo tudo certo, com nenhuma anormalidade. Sabemos que a genética é diferente de pessoa para pessoa e pode haver variações mas tem que ter cuidado e atenção pois as vezes acontecem coisas anormais e pensamos que é variação, como por exemplo, se um dente erupciona e o seu correspondente no outro lado não erupciona pode estar ocorrendo algum impedimento no caminho de erupção, pode ser um cisto, um dente extra numerário, etc. Por isso é importante a atenção dos pais no desenvolvimento dentário dos filhos. Portanto será esclarecido alguns pontos sobre dentição decídua nesse estudo como a morfologia desses dentes, a diferença da dentição permanente, a ordem de erupção, suas fases, etc.
ERUPÇÃO DENTÁRIA Erupção significa saída com ímpeto. Erupção dentária é um fenômeno que ocorre o rompimento do pedículo que une o germe dentário à lâmina dentária na fase da odontogênese e acompanha por toda vida o órgão dentário, possuindo uma posição funcional na boca até o momento da perda. A erupção tanto decídua como permanente possui três fases diferentes que são: pré eruptiva, eruptiva e pós eruptiva.
Fase Pré-Eruptiva Compreende o momento do rompimento do pedículo e inicio de diferenciação do germe dentário até a fase intraóssea, que é quando a coroa se forma