Dente e dor
PACIENTE: Luiz Carlos Ferreira Santos
DENTES: 11 e 12 * Dados (Anamnese, exame clínico e radiográfico): Paciente L.C.F.S, masculino, 52 anos de idade, melanoderma, policial militar, compareceu à clínica de endodontia, da Universidade Ceuma com o motivo de que precisava fazer os canais dos dentes 11 e 12, já de conhecimento prévio do paciente, pois o motivo da procura por tratamento endodôntico foi a indicação prévia de um cirurgião-dentista, para que se possa dar continuidade logo após o tratamento endodôntico, uma reabilitação oral, com futuros tratamentos restauradores, restabelecendo no paciente, estética e função. E sua queixa principal no dente 11 era: “Sinto o dente sensível”. E no dente 12: “Quebrou o dente, caiu a restauração.” O paciente relatou que não faz uso de medicamentos, não possui nenhum tipo de doença, não possui lesões patológicas em nenhum órgão do seu corpo, não possui alergias, e de acordo com a anamnese, não possui nenhum tipo de doença sistêmica. O paciente não possui alterações intra orais ou extra orais, todos os aspectos analisados estão dentro dos padrões de normalidade.
Dente 11- Observou-se: Cárie extensa, restauração de resina, dor ausente, mas o paciente relata que possui sensibilidade presente com frio, com duração de alguns segundos. No teste térmico ao frio, o dente respondeu com resultados normais. Nos testes da percussão vertical e horizontal, e a palpação ápico-cervical deram resultados negativos. No exame radiográfico observou-se: Câmara pulpar normal, canal radicular amplo, pericemento normal e periápice sem lesão.
Dente 12- Observou-se: Cárie extensa, restauração de resina, e exposição pulpar patológica, (por conta da cárie presente), dor ausente, mas o paciente relata que possui sensibilidade presente com frio e alimentos, (principalmente doces), com duração de alguns segundos. No teste térmico ao frio, o dente respondeu com resultados normais. Nos testes da percussão