Curiosidades (anatomia odonto)
Disfunção da atm, dtm e dores orofaciais
• O que é dor orofacial?
Dor orofacial pode ser definida como uma dor associada aos tecidos da cabeça, face, pescoço e estruturas da cavidade oral, oq eu chamamos de região orofacial. São dores que podem ocorrer devido a problemas musculares, da articulação temporomandibular (ATM), dos dentes, dos vasos sanguíneos e/ou dos nervos. Dentre as condições dolorosas mais comuns da região orofacial, destacam-se as dores de origem músculo-esquelética, mais conhecidas pelo termo disfunções temporomandibulares (DTMs) .
• O que é DTM?
DTM é um termo que inclui um número de problemas clínicos que envolvem a musculatura mastigatória, a ATM e estruturas associadas, ou ambas. Os sintomas da DTM pode ser: dores de cabeça, cansaço muscular, dor nas ATMs, dores próximas à região do ouvido, dores na região do pescoço, mordida instável e/ou dificuldade de mastigação.
• O que pode causar DTM?
A causa da DTM é reflexo de outros problemas bucais que fazem com que os músculos da ATM trabalhem mais para compensar as falhas. A fadiga do músculo altera toda a função mastigatória, causando a dor e desconforto. Mordida instável, dentes perdidos, mau alinhamento dentário, apertamento e/ou rangido dos dentes (também conhecido como bruxismo), trauma na cabeça ou no pescoço e má postura podem causar problemas de DTM .
• O que eu posso fazer para tratar a DTM?
A maioria dos casos de DTM pode ser tratada com repouso das articulações e os músculos mastigatórios, o que pode ser conseguido por meio de manobras odontológicas como: a confecção de placas oclusais, utilização de medicamentos e, fundamentalmente, pela aquisição de novos hábitos saudáveis.
Em alguns casos de DTM, o paciente pode ter melhor com manobra simples como adoção de dieta com alimentos macios, exercícios físicos para os músculos da mastigação, educação das funções mastigatórias, compressas quentes e frias e controle do apertamento dentário. Em