Mecânica dos fluídos - calibração
CAMPUS DE CAMPO MOURÃO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
GUILHERME rolin antonio
LEANDRO Ferreira Doná
LUANA ABRAMOSKI FONSECA
LUIZ Gustavo Favaro
RELATÓRIO DE PRÁTICA LABORATORIAL
TUBO DE VENTURI E TUBO DE PITOT
CAMPO MOURÃO
2013
GUILHERME rolin antonio
LEANDRO Ferreira Doná
LUANA ABRAMOSKI FONSECA
LUIZ Gustavo Favaro
RELATÓRIO DE PRÁTICA LABORATORIAL
TUBO DE VENTURI E TUBO DE PITOT
Relatório de ensaio laboratorial apresentado à professora Paula Cristina de Souza para obtenção de nota parcial para aprovação na disciplina de Mecânica dos Fluidos.
CAMPO MOURÃO
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas. A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores. Dentre estes, pode-se destacar: exatidão desejada para a medição; tipo de fluido (líquido ou gás, limpo ou sujo, número de fases); condutividade elétrica; transparência; condições termodinâmicas: por exemplo, níveis de pressão e temperatura nos quais o medidor deve atuar; espaço físico disponível; custo, etc. (CASSIOLATO, 2008)
Na maioria das operações realizadas nos processos industriais é muito importante efetuar a medição e o controle da quantidade de fluxo de líquidos, gases e até sólidos granulados, não só para fins contábeis, como também para a verificação do rendimento do processo. Assim, estão disponíveis no mercado diversas tecnologias de medição de vazão cada uma tendo sua aplicação mais adequada conforme as condições impostas pelo processo.
O princípio de funcionamento do Tubo de Pitot baseia-se na determinação da velocidade de escoamento de um fluido através da diferença de pressões estáticas e dinâmicas no ponto