Meu Artigo Vaz O E Press O 1
VIEIRA1, Rosana. Correia 1Aluna do ENQ/UFAL
Curso de Engenharia Química - Centro de Tecnologia - Universidade Federal de Maceió -
Av. Lourival de Melo Mota, s/n Tabuleiro 57072-970 Maceió - AL e-mail: rosana1correia@hotmail.com.br
RESUMO - Em laboratório de engenharia química assim também como no dia-a-dia de uma indústria, é fundamental a realização do controle de determinadas propriedades, como a pressão e a vazão. A pressão trata-se da razão entre a força aplicada em uma determinada área, e pode ser determinada por diferentes equipamentos como os manômetros. Já a vazão trata da quantidade de determinada matéria que escoa em um determinado intervalo de tempo. Sendo assim a prática realizada tem como objetivo analisar as características técnicas dos instrumentos de medida desses parâmetros. Logo, por meio de medidas realizadas em manômetros de Bourdon e do tipo tubo em U, foi possível analisar a pressão, assim como a partir da medida do volume de água escoado pelo equipamento durante um certo tempo, foi analisado a vazão do equipamento.
Palavras Chaves: termômetro, manômetro e pressão.
INTRODUÇÃO
No laboratório de engenharia química e em muitas situações industriais, a necessidade de medir as propriedades dos fluidos e vários parâmetros de escoamento tais como pressão, velocidade e descarga, é extremamente importante. Com esse objetivo muitos dispositivos foram desenvolvidos para medir parâmetros de escoamento (POTTER, 2004).
Sendo assim, entendemos por pressão uma força compressiva normal, infinitesimal, dividida pela área infinitesimal sobre a qual ela age (POTTER, 2004). Logo, se a pressão for uniforme, sobre toda a área, ou se o interesse for à pressão média, então:
P = (1)
Porém, é necessário observar também que se a pressão for medida em relação ao zero absoluto ela será chamada de pressão absoluta, mas quando é medida adotando-se a pressão atmosférica como