Densimetria
Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
Polo Universitário de Volta Redonda
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO
DENSIMETRIA
Disciplina: Física Experimental III
Professor: André Gusso
Turma: VD
Grupo: Rafael Guimarães de Almeida
Matheus Magalhães Costa Nunes
Lucas Kort
João Martins
Fernanda Rocha
Matheus Amoroso
Volta Redonda, dia 29 de agosto de 2014
Introdução
Algumas experiências e fatos que podemos observar no dia-dia, servem como provas para o que vamos realizar nesse experimento. Por exemplo, quando colocamos o braço na pia de cozinha para desentupir o ralo, e a pia está cheia, observamos que o nível da água sobe e muitas vezes ela transborda. Da mesma forma, quando entramos em uma piscina e se observemos o nível de água que ela se encontra antes de entrarmos, chegaremos à conclusão que após entrarmos, o nível terá subido. Percebemos também que certos materiais, quando colocados na água, começam a boiar enquanto outros simplesmente afundam e que tamanho e o peso nunca foram suficientes para explicarmos esse fenômeno, pois um navio gigantesco boia e uma colher de metal leve simplesmente afunda.
Essas situações são tão constantes que, geralmente, nem paramos para tentar entende-las. Tanto que durante anos isso passou despercebido, até que um dia, como contam os livros, o filósofo grego Arquimedes (282-212 AC) chegou a brilhante ideia, enquanto tomava banho em uma das “saunas públicas” que existiam na época, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, vertical e para cima, exercida pelo líquido sobre o corpo, que alivia o peso do mesmo. Essa força foi então denominada empuxo (E).
Objetivos
O experimento laboratorial de densimetria tem como objetivo construir um densímetro; analisar a flutuação de um corpo e determinar a densidade de fluidos.
Fundamentos Teóricos
Ao colocarmos um corpo em um recipiente