DENSIDADE
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS MINERAIS
ALUNOS:
Gabriel Bandeira Amaral nº
Gabriela Araújo Oliveira nº13
Guilherme dos Santos nº
Gustavo Marinho Meireles Torres nº16
Luiz Gustavo da Silva Santiago nº29
Rafael Franco Meireles nº37
INTRODUÇÃO
Este trabalho ira abortar temas envolvidos com características e propriedades de uma diversidade de minerais e gemas, conceituando e exemplificando características de cada um deles.Neste também iremos mostrar toda sua fase; da extração ao produto final
MINERALOGIA
Mineralogia se dedica ao estudo da química, estruturas molecular e cristalina e propriedades físicas (incluindo ópticas e mecânicas) de minerais, bem como a sua gênese, metamorfismo, evolução química e meteorização. A mineralogia começou por ter um caráter marcadamente taxonômico, isto é, baseada na nomenclatura e classificação dos minerais, mas evoluiu para o campo da física aplicada, tendo hoje grande peso as áreas da cristalografia, da óptica, da simulação matemática e da nano-mecânica.
A mineralogia enquanto ciência surgiu por diferenciação no seio daquilo que se designou, desde o Renascimento até ao início do século XX, por história natural. Os minerais eram vistos como parte dos produtos da natureza, e a sua diversidade, e o conhecimento de que eram os blocos constituintes das rochas e minerais, levou a que considerável esforço fosse dedicado à sua coleção, catalogação e nomenclatura, seguindo de perto os esforços taxonômicos desencadeados nos diversos ramos da Biologia.
A primeira abordagem científica autônoma da mineralogia surgiu com Georg Bauer (1490-1555), um humanista e homem de ciência da Saxônia, que latinizou o seu nome para Georg Agrícola, que a partir da observação dos produtos da mineração alemã, iniciou a sistematização do conhecimento dos minerais.