Densidade
QUÍMICA GERAL
CURSO
Engenharia Ambiental e Sanitária
TURMA
1010
DATA
10/03/2014
GRUPO
Thaís de Oliveira Gama
TÍTULO
Técnicas de medida de massa, volume e temperatura
OBJETIVOS
O objetivo deste experimento foi praticar o uso correto das vidrarias e instrumentos disponíveis para a obtenção das medidas de massa, volume, temperatura. Além disso, calcular a densidade do Ferro (Fe) e do álcool etílico hidratado e compará-las com os valores obtidos na literatura.
INTRODUÇÃO
O ferro é um elemento químico metálico, de número atômico 26, que funde na temperatura de 1535ºC e entra em ebulição a 2862ºC. Sua densidade é de 7,8 g/cm3. Seu símbolo químico é Fe. Ferro (deriva do latim ferrum) é bastante utilizado pelo homem em todo o mundo, sendo pouco provável que haja pessoas, no mundo civilizado, que não conheçam ao menos um objeto que contenha ferro em sua constituição, pois esse metal tem importante papel no desenvolvimento da sociedade (Medeiros, 2010).
Densidade é a razão entre a massa e o volume (veja Equação 1). É uma propriedade física que pode ser utilizada para identificar substâncias. Pelo fato dos sólidos serem bem pouco compressíveis, a densidade dos sólidos não varia muito com a temperatura.
densidade = massa (1) volume
O Etanol ou álcool etílico pode ser obtido através da fermentação dos açúcares, este é o método mais comum no Brasil. Este álcool é o que se encontra em todas as bebidas alcoólicas, assim como no álcool combustível e na gasolina, como um aditivo. Ele é miscível em água e em outros compostos orgânicos. Apresenta ponto de fusão -114,5ºC e entra em ebulição a 78,4ºC. Sua densidade varia de 0,806g/cm3 a 0,810g/cm3. O Etanol, além de ser utilizado em bebidas alcoólicas, ele é muito empregado na indústria, seja na farmacêutica, na produção de perfumes, loções, antissépticos ou como solvente químico. Também é utilizado para fins hospitalares, cosméticos e