Densidade
1.3. – 1.ª Parte
Física e Química A
Densidade e Densidade Relativa
Realização
Ricardo Carvalho, n.º 21
10º Ano – Turma A
Professor: Augusto Teixeira
2013 – 2014
Densidade e Densidade Relativa
Objetivo
Os objetivos desta atividade laboratorial foram: determinação da densidade de substâncias líquidas e sólidas; estudar o método pela qual se calcula a densidade das substâncias; poder mexer com os materiais laboratoriais e saber a sua utilidade, como por exemplo a proveta de vidro graduada, a balança digital e os picnómetros para sólidos e para líquidos.
Introdução
1. O que é a densidade / densidade relativa de uma substância?
A densidade (ou massa volúmica) de uma substância representa a razão entre a massa dessa substância e o volume que a mesma ocupa, para determinadas condições de pressão e temperatura. A expressão que traduz essa relação pode ser escrita da seguinte forma:
A densidade relativa de uma dada substância em relação a uma outra (considerada como termo de comparação) traduz o quociente entres a massa volúmica dessa substância e a massa volúmica da substância padrão, nas mesmas condições de pressão e temperatura.
2. Como determinar a densidade / densidade relativa
É possível determinar a densidade absoluta de uma substância a partir do conhecimento da massa dessa substância e o volume que essa substância ocupa, em determinadas condições de pressão e temperatura. A massa da substância sólida é medida diretamente utilizando uma balança analítica. Por outro lado, o volume ocupado por essa substância pode ser determinado pela diferença de volume verificada numa proveta, aquando da introdução do objeto.
A densidade relativa, por outro lado, pode ser determinada pelo método da picnometria. Nesse caso, para calcular a densidade relativa de uma substância teremos que determinar a massa de um dado volume dessa substância