densidade dos solidos
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
TÓPICOS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
Densidade dos Sólidos
ALUNOS: SAULO AP. MACEDO LUCAS FELIPE T. JEMAIT.
FELIPE RODR. LEITE INGRID TALITA DE S.
Professor: Anderson Silva
Mogi das cruzes, 05 de março 2015
INTRODUÇÃO
Densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa(m) e o volume (v) de determinado material seja ele sólido, líquido ou gasoso. P= M/V
Objetivando as densidades dos materiais que podem ser observados e medidos sem modificação de sua composição, classificam-se em extensivas as proporcionais à quantidade de matéria da substância presente da amostra e intensivas que independem da quantidade de matéria. Temperatura (T), pressão (p), cor e densidade (d) são propriedades intensivas, enquanto massa (m) e volume (V) são propriedades extensivas.
OBJETIVOS
Determinar a variação de densidade de materiais líquidos e sólidos, regulares e irregulares com diferentes instrumentos laboratoriais.
MATERIAIS E METODOS
Métodos: Utilizado o principio de Arquimedes, “Todo o corpo imerso, total ou parcialmente, num fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido ascendente, aplicada pelo fluido; esta força é denominada empuxo, cuja intensidade é igual à do peso do fluido deslocado pelo corpo. Ou seja, a densidade pode ser determinada pelo deslocamento de água em um recipiente graduado após a imersão do material neste recipiente graduado.
Materiais para medição: Proveta de vidro, Balança de precisão, água destilada,
Corpo de prova: Chumbo, Cobre, Alumínio, Parafina
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Primeiro experimento: Após pesar os corpos de prova, foram colocados 17 ml de água destilada com 26 ºc numa proveta e imerso solido por solido observando e completando o volume de água após retirada dos corpos. Notou-se a volume deslocado após imersão.
Segundo experimento: A segunda medição realizada com álcool à 19 ºc foram colocados 16 ml e utilizado apenas a