Densidade de sólidos
IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS: DENSIDADE DE AMOSTRAS SÓLIDAS, IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS METÁLICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DE MATAIS.
DATA: 19 de Outubro de 2012.
DISCENTES: FRANCISCO OLIVEIRA
RAIMUNDO ROCHA
DOCENTE:
PROF. DRA. MARIA DO SOCORRO MOURA RUFINO
FORTALEZA – CE
2012
Introdução teórica
Densidade expressa à fórmula D=m/v, que determina quanto há de massa por unidade de volume. Densidade de amostras sólidas pode ser física ou química, porém as físicas podem ser medidas sem alterar a identidade das substâncias, já a química é observada de forma que é possível uma substância ser convertida em uma ou mais substância alterando assim sua identidade.
O teste de chamas consiste na excitação dos elétrons. Esses passam do nível em que estão, a um nível mais elevado atingindo seu máximo de energia, ao retornar ao ponto inicial emite um fóton de luz, esse significa que ele perde energia acumulada na excitação.
Propriedades magnéticas são substancias encontradas em qualquer estado físico, porém podem ser classificadas em três categorias: Ferromagnéticas (Fe, são fortemente atraídos magneticamente), Paramagnéticos (Se atraem fracamente, Ni) e os Diamagnético ( se distanciam, ou seja, não há atração magnética, Al).
Objetivo
* Determinar a densidade de amostras sólidas * Identificar cátions metálicos através do teste de chama * Verificar as propriedades magnéticas de metais
Materiais utilizados
Experimento 1. * Erlenmeyer * Piceta com água destilada * Proveta * Ferro (Fe) * Alumínio (Al) * Balança de precisão
Figura 2. Balança de precisão.
Figura 1. Erlenmeyer, piceta, proveta, Fe, Al.
Experimento 2. * Ácido clorídrico * Tubos de ensaio * Grade de suporte * Bico de bunsen * Alça de metal * Figura 2. Soluções
Figura 1. Alças soluções * K