Denotação e conotação
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Muitas vezes é um sentido poético, fazendo comparações.
Exemplos:
Denotação de um termo é o objeto ao qual o mesmo se refere.
É o emprego de palavras no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários. A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. É informação bruta com o único objetivo de informar. É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções etc.
Por isso, a palavra literária é conotativa, é uma linguagem carregada de emoções e sons A frase DENOTATIVA é aquela em que o sentido é determinado pelo dicionário.
CONOTATIVO - Sentido figurado.
Veja os exemplos:
1 - Ele é FERA em basquete ball. (FERA:conotativo - Muito habilidoso no basquete).
A FERA devorou a presa (FERA:denotativo: animal feroz).
2 - Amélia é uma COBRA (COBRA:conotativo - Muito astuciosa, falsa).
Amélia matou a COBRA na soleira da porta. (COBRA:denotativo: cobra é um réptil - animal)
3 - Aninha é uma LADRA de corações (LADRA:conotativo: conquistadora). Aninha é uma LADRA perigosa. (LADRA:denotativo - que furta, rouba).
4 - Quando ela começou a me chamar a atenção, CHUTEI O PAU DA BARRACA.(CHUTEI O PAU DA BARRACA:conotativo: eu a desacatei, aceitei a provocação e discuti).
Eu vim sem atenção e CHUTEI O PAU DA BARRACA (PAU DA BARRACA:denotativo: ação de chutar o pau da barraca, derrubar a barraca).
5 - Beth é um DOCE de pessoa (DOCE:conotativo - Pessoa meiga, bondosa).
Beth comeu todo o DOCE que fiz para a festa (DOCE:denotativo - iguaria feita com açucar ou mel) Figuras de linguagem É um recurso de expressão que consiste no emprego de palavras ou expressões em sentido figurado, ou em sentido diferente do usual. As figuras de linguagem podem ser