Denifição de contabilidade
1. O Ativo
1.1 Formas de Avaliação do Ativo
2. Passivo
3. Patrimônio Líquido
3.1. Contas de Reserva
4. Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos.
5. Balanço Patrimonial
6. DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)
7. As Normas do Conselho de Contabilidade sobre Escrituração Contábil
8. Sociedades Empresariais
8.1. Considerações sobre as mudanças nas Demonstrações Financeiras/Lei 11.638/07
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
Iremos explicar as Definições de Ativo, Passivo, Patrimônio líquido, Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos. Vamos estudar o Balanço Patrimonial (BP), A Demonstração do Resultado do exercício (DRE), e A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), é importante conhecer as Normas do conselho de Contabilidade sobre Escrituração Contábil, Sociedade e Considerações sobre as mudanças nas Demonstrações Financeiras – Lei 11638 / 07.
O Ativo
Ativo são todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários. E são classificados da seguinte forma:
Ativo Circulante – É o grupo de contas que representam bens e direitos, pode ser convertido em dinheiro em curto prazo (geralmente tem-se como base um ano).
Os ativos circulantes são: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
Ativo Permanente – são títulos, bônus, ações, etc., os quais representam investimentos adquiridos de outras empresas ou do Estado, não com a intenção de vendê-los em curto prazo, mas de preservá-los para obter renda, na medida em que o tempo passa. Dentro deste grupo podem ser incluídos terrenos quando for com fins especulativos.
Ativo em Longo prazo – estão representados pelos direitos que possui uma entidade econômica, os quais serão recuperáveis ou exigíveis num prazo maior a um