Dengue
A dengue e uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família flaviridae, e é transmitida no Brasil pelo mosquito Aedes Aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente a dengue e considerado um dos principais problemas de saúde pública do mundo. O mosquito Aedes Aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações. Atualmente, dengue hemorrágica está entre as dez principais causas de hospitalização e morte de crianças em países da Ásia tropical. Nas Américas, a primeira epidemia de dengue hemorrágico que se tem notícia ocorreu em Cuba, em 1981.
Agente etiológico
É um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes, como os mosquitos) do gênero Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae, com quatro sorotipos conhecidos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4.
Vetor
São mosquitos do gênero Aedes. A espécie Aedes aegypti. O mosquito adulto vive, em média, de 30 a 35 dias, e o seu ovo pode resistir a até 450 dias em ambientes secos. Com o acúmulo da água da chuva, o ovo torna-se ativo, podendo se transformar em larva, posteriormente em pupa e atingir a fase adulta cerca de 2 ou 3 dias depois.
Reservatório
O ser humano é a fonte de infecção e é também o reservatório vertebrado.
Transmissão
Duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus) picam de dia e a noite, não doe e nem coça. Ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Não há transmissão por contato direto com doente, nem por fontes de água ou alimento.
A dengue pode se apresentar clinicamente de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente: A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma da dengue. Dengue Clássica: e uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas