Dengue
Joacir Arantes 1
Denecir de Almeida Dutra2
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação – Revisão Teórica
RESUMO
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É uma doença infecciosa causada por vírus RNA da família Flaviviridae. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 e 100 milhões de pessoas se infectam anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto na Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença. Com este crescente no índice de contaminação e proliferação da dengue vemos a necessidade de expressar a percepção do acadêmico de enfermagem frente ás políticas desta epidemia tropical, no âmbito regional. O presente estudo objetivou realizar uma visão de literatura sobre estudos de conhecimentos sobre o vetor da dengue e a doença no município. A busca dos trabalhos foi realizada nas bases de dados do IBGE, DATASUS e na percepção acadêmica baseado na fenomenologia. Utilizando método exploratório e descritivo, considerados os artigos publicados nos últimos 09 anos de (2001 a 2010), com o objetivo de avaliar a percepção do acadêmico de enfermagem relação á dengue em sua formação profissional no âmbito regional.
Palavras-Chave: Enfermagem, Dengue, Formação Profissional.
INTRODUÇÃO
A dengue é fruto da relação homem x meio onde o modo de transmissão já foi descrito e debatido a nível mundial e nacional, pois a saúde pública fomenta discussões científicas acerca dos problemas inerentes ao processo saúde-doença oriundo do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypt, portanto há no âmbito nacional conhecimentos acerca desta moléstia, mas falta educação em saúde e educação ambiental voltada a epidemias como a dengue.
A partir de 1986, várias epidemias atingiram o Rio de Janeiro e algumas capitais da região Nordeste. Desde então, a dengue vem ocorrendo de forma continuada. Em