Estrategia de produção
1. Porque há necessidade de se entender a hierarquia das estratégias?
A compatibilidade estratégica é importante pois, o desempenho eficiente de uma determinada atividade poderá contribuir para a melhoria do desempenho de outras. A adaptação da organização à estratégia facilita o desenvolvimento e contribui para sua sustentação, assim como a compatibilidade entre as diversas atividades da empresa criam pressões e incentivos para a melhoria da eficácia operacional.
Para Porter (1999), a compatibilidade estratégica entre muitas atividades é fundamental para a vantagem competitiva da empresa, assim como para sua sustentabilidade, por dificultar a ação de imitação pelos concorrentes por meio da criação de uma cadeia resistente de atividades, em que elas se complementam, gerando efetivo valor para a organização. Essa é a fonte pela qual a compatibilidade estratégica induz à vantagem competitiva.
2. Qual a diferença entre estratégia corporativa, estratégia de negócio, estratégia funcional, e estratégia de manufatura?
Uma estratégia corporativa especifica duas áreas de total interesse para a corporação. Ou seja, a definição do negócio do qual a corporação irá participar e a aquisição e alocação de recursos corporativos e seus compromissos para cada uma dessas transações. Recursos humanos também são importantes, e dão força às atividades no nível corporativo a partir do momento que as empresas reconhecem a importância de obter e desenvolver esse valioso recurso.
A estratégia de negócios deve definir como a unidade de negócio pretende competir em seus mercados e orientar o negócio em um ambiente que consiste de consumidores, mercados e concorrentes. Dessa forma, o conteúdo de uma estratégia de negócios é representado por um conjunto de planos, políticas e ações para ampliar ou manter, de modo sustentável, a vantagem competitiva da unidade de negócios frente a seus concorrentes. Inclui, também, as estratégias que deverão ser