dengue
Município: Campo Novo do Parecis
Estado: Mato Grosso
1. INTRODUÇÃO
Entre os países com registro de alto índice de casos da dengue o Brasil está em 1º lugar, isto se dá pela a sua extensão territorial e o clima altamente favorável para o desenvolvimento do vetor, por esse motivo em 2007 ocorreram mais de 480 mil casos e com um total de 121 mortes.
Embora na maioria das vezes as pessoas infectadas não apresentem quaisquer manifestações clínicas ou apresentem quadro clínico autolimitado, em uma parcela da população a infecção pode provocar a Dengue com Complicação e a Febre Hemorrágica da Dengue, uma enfermidade grave e por vezes fatal. Torna-se assim necessário a tomada de ações que minimizem a prevalência desta doença.
Campo Novo do Parecis fica situado à 385 km da capital, Cuiabá, no Estado do Mato Grosso, Brasil, há 570 metros acima do nível do mar, no chapadão do Parecis, no médio-norte mato-grossense, com 10.796,10 Km2 de área territorial, sendo que 30% da área geográfica municipal é território indígena. O Clima é Tropical Quente e Úmido e a temperatura oscila entre 24°C a 36°C. A hidrografia faz parte da Bacia Amazônica. A cidade foi colonizada por sulistas e, hoje, além população indígena parecis, abriga pessoas de todas as regiões do Brasil. A principal fonte de renda do município é o agronegócio, contrapondo com novas indústrias para o município.
Segundo Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 27.577 habitantes, distribuídos entre as populações urbanas e rurais. Sendo 25.584 habitantes na área urbana e 1.993 na área rural.
Ao analisar o perfil epidemiológico de Campo Novo do Parecis, evidencia-se aumento populacional de acordo com o último Censo realizado pelo IBGE em 2010. O atual cenário demográfico e da saúde pareciense, mostra a necessidade de adequação nas políticas públicas na área