Dengue e tétano
Informações gerais:
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações. O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE).
Em 1903, Oswaldo Cruz, então Diretor Geral da Saúde Pública, implantou um programa de combate ao mosquito que alcançou seu auge em 1909. Em 1957, anunciou-se que a doença estava erradicada no Brasil, embora os casos continuassem ocorrendo até 1982, quando houve uma epidemia em Roraima
No Rio de Janeiro (Região Sudeste) ocorreram duas grandes epidemias. A primeira, em 1986-87, com cerca de 90 mil casos; Ocorrendo continuamente até o ano 2000 com 6.104 casos.
A dengue é potencialmente grave especialmente quando o indivíduo contamina-se com a dengue pela segunda vez, pois neste caso, existe a possibilidade dele vir a desenvolver a dengue hemorrágica, que pode levar à morte se não tratada adequadamente. A dengue é potencialmente grave especialmente quando o indivíduo contamina-se com a dengue pela segunda vez, pois neste caso, existe a possibilidade dele vir a desenvolver a dengue hemorrágica, que pode levar à morte se não tratada adequadamente.
Agente Etiológico
O vírus da dengue é um arbovírus do gênero Flavivírus e pertencente à família Flaviviridae. Apresenta quatro sorotipos, denominados 1, 2, 3,4. Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. As mais destacadas são dengue clássica e dengue hemorrágica.
Sintomas
- Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente,