Demência Senil
SANTO ANDRÉ – SP
2014
DEMÊNCIA SENIL
“Enfermagem é a arte de cuidar incondicionalmente, é cuidar de alguém que você nunca viu na vida, mas mesmo assim, ajudar e fazer o melhor por ela. Não se pode fazer isso apenas por dinheiro...Isso se faz por e com amor!" Angélica Tavares
RESUMO
Demência é um grupo de sintomas caracterizado por um declínio progressivo das funções intelectuais, severo o bastante para interferir com as atividades sociais e do cotidiano.
A demência pode afetar também a compreensão, a capacidade de identificar elementos de uso cotidiano, o tempo de reação e os traços da personalidade.
Durante a evolução da doença, pode-se observar a perda de orientação espaço temporal e de identidade. À medida que a doença avança os dementes também podem apresentar traços psicóticos, depressivos, delírios ou alucinações.
Embora a alteração da memória possa, em poucos casos, não ser um sintoma inicialmente dominante, é alteração típica da atividade cognitiva nas demências, sobretudo para a mais frequente delas, ligada à doença de Alzheimer, e sua presença é condição essencial para o diagnóstico.
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência.
A segunda causa mais frequente de demência é a demência por múltiplos infartos cerebrais, uma série de pequenos derrames.
A demência pode ocorrer também a partir de outras doenças do sistema nervoso como a doença de Parkinson.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................7
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................8
2.1 O que é demência senil.........................................................................................8
2.2 Sintomas................................................................................................................9
2.3