Demosntrativo do resultado do exercicio
Demonstração do resultado do exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período. Embora sejam elaborados anualmente para fins legais de divulgação, em gerais são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestrais para fins fiscais. O demonstrativo do resultado do exercício é elaborado ao mesmo tempo em que se define o balanço patrimonial e que não é possível conceber esse relatório dissociado desse outro instrumento contábil.
Objetivo
Seu objetivo é demonstrar a formação do resultado liquido em um exercício para ser analisado as receitas, despesas e custos, oferecendo uma síntese econômica dos resultados operacionais de uma empresa em certo período para obter informações que possam ser utilizadas em tomadas de decisão. Sua principal característica é demonstrar de uma forma dedutiva o resultado gerado pela atividade operacional da empresa em um determinado período.
Estrutura
De acordo com a legislação brasileira (Lei n° 6404 de 15/12/1976) lei da sociedade por ações, alterada pelas leis 11638/07 e 11941/09, onde as empresas deverão discriminar no Demonstrativo do resultado do exercício:
= Receita bruta das vendas e serviços (vendas de mercadorias, produtos e/ou serviços).
- Impostos (ISS, ICMS, PIS/COFINS). Incidentes sobre vendas.
- Descontos Incondicionais concedidos.
- Devoluções de vendas
= Receita Liquida de Vendas
- Custo dos produtos vendidos (Indústrias).
- Custo de mercadorias vendidas (Comércio).
- Custo de serviços prestados (Prestadores de Serviços).
= Resultado Operacional Bruto
- Despesas comerciais
- Despesas gerais e administrativas.
- Outras despesas operacionais
+ Outras receitas operacionais
- Despesas financeiras.
+ Receitas financeiras.
- Outras despesas.
+ Outras receitas
= Resultado operacional liquido antes do IR e CSLL
- Provisão de IR / CSLL
= Resultado Liquido.