Atps
Etapa 1 - Aula-tema: Apuração do Resultado do Exercício (ARE).
Introdução
O Plano de Contas é o conjunto composto pela relação ordenda e codificada das contas utilizadas pela entidade. Um Plano de Contas ideal podera compor de tres partes: Elenco das Conats e Modelos padronizados de demostrações Contabeis.
A escrituração ou o registro dos fatos por partidas dobradas nos livro contabeis é feito basicamente nos livros Diario e Razão.
O plano de contas é o conjunto composto pela relação ordenada e codificada das contas utilizadas pela entidade, bem como de todas as normas e procedimentos adotados pelo sistema contabil , objetivando servir como guia e meio de padronização a fim de facilitar a analise e elaboração dos registros e demosntrações contabeis.
Cada empresa deve elaborar o seu proprio plano de contas, de acordo com o porte, ramo de atividades e quaisquer outros fatores que determinem suas caracteristicas.
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
O balancete de verificação é um demostrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindivel para verifcar se o metodo de partidas dobradas esta sendo observado pela escrituração da empresa.
Por este metodo cada debito deverá corresponder a um credito de mesmo valor, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedors é igual a soma dos saldos credores.
Este demonstrativo podera ser utlizado para fins gerenciais, com suas informações extraidas dos registros contabeis mais atualizados. O grau de detalhamento do balancete de verificação deverá estar adequado a finalidade do mesmo. Caso o demonstartivo seja destinado a usuarios externos o documento