Demonstrações contabeis
Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte, seja microempresa, empresa de pequeno porte, médio ou grande porte, ou de qualquer natureza jurídica, seja sociedade, Associação, Cooperativa, Fundação ou Sindicato etc necessita manter escrituração contábil completa e, esta escrituração, por determinação legal, é uma atribuição exclusiva de um contabilista devidamente qualificado e registrado no Conselho Regional de Contabilidade.
O lançamento contábil é o registro do fato contábil. Todo fato que origina um lançamento contábil deve estar suportado em documentação hábil e idônea.
Lançamento contábil é a forma como a Contabilidade registra os fatos que afetam (ou que possam vir a afetar) o patrimônio da empresa. A estrutura do lançamento tem por alicerce o secular método das "partidas dobradas", segundo o qual todo débito corresponde a um crédito de mesmo valor, ou seja: em todo lançamento contábil são utilizadas no mínimo duas contas - uma para débito, outra para crédito do mesmo valor.
A escrituração contábil na empresa é feita visando demonstrar variações patrimoniais e o resultado econômico de um período administrativo, existem várias demonstrações feitas na empresa. Quando a demonstração é analítica e especifica de determinados componentes patrimoniais, tem o nome de inventário.
DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS
O simples registro e seleção dos fatos, dado seu volume, não é elemento suficiente para atingir a finalidade informativa da contabilidade. Daí serem esses fatos reunidos em demonstrações contábeis. Quando essas demonstrações têm em vista a exposição dos componentes patrimoniais, recebem o nome de “Balanço Patrimonial”. Quando visam a demonstrar variações patrimoniais e o resultado econômico de um período administrativo, recebem a denominação de “Demonstração do Resultado do Exercício”. Existem outras demonstrações tais como: Demonstração de Lucros Acumulados, Demonstração das Mutações do Patrimônio