Pipa recursos humanos
Na gestão organizacional, são chamados recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de determinada "organização". A Gestão de Recursos Humanos freqüente é atribuída à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores na organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento dentro da empresa (profissionais em recursos humanos) junto dos diretores da organização. O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) com estas tarefas é alinhar as políticas de RH com a "estratégia" da organização no geral, a estratégia de negócios da empresa, que reservará a implementação da estratégia de negócios através de seus colaboradores. Durante muito tempo ficou associada à forma coerciva como organização tratava os seus trabalhadores. Depois de algum tempo adquiriu o nome de Administração de Recursos Humanos e só depois gestão de recursos humanos (GRH). Após os anos 90, com a designação de Gestão de Pessoas, esta última é a mais atual e melhor aceita, isto porque trouxe inovação, mais flexibilidade e, acima de tudo, iniciou o novo modelo de atuação deste seguimento: a preocupar-se com os trabalhadores, a importância e o reconhecimento do mérito do talento humano de cada organização, capacitando e desenvolvendo os trabalhadores com a preocupação no profissional e na pessoa. Levando-se em conta que se a pessoa estiver bem, o profissional será mais produtivo e contribuirá para o crescimento organizacional e consequentemente seu desenvolvimento profissional.
Baseado em, Jean Pierre Marras. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2000.
CAPÍTULO 1 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO
1.1 - O velho departamento de pessoal.
A área de Recursos Humanos coube em um passado não muito remoto, sob a denominação de Departamento Pessoal, a tarefa simples de admitir, registrar legalmente, controlar as normas, punir