Demonstração de resultados
A Demonstração de Resultados é uma demonstração financeira, de carácter obrigatório, na qual se pretende dar uma visão económico-financeira, simplificada, de uma organização. Esta ferramenta não é mais que um documento da actividade da empresa, explicando e demonstrando como foi gerado o Resultado Líquido num dado período contabilístico. Desenvolvem-se explicitamente os tipos de demonstrações de resultados existentes, efectuando uma análise fundamentada nos modelos que constam nas normativas, assim como a relação que existe entre a Demonstração de Resultados e o Balanço. Os Custos, os Proveitos e os Resultados são os três elementos fundamentaís que constituem a Demonstração de Resultados, razão pela qual estes conceitos da contabilidade são tratados com algum ênfase neste trabalho.
Palavras-chave: Custos; Proveitos; Resultados; Demonstração de Resultados; Balanço; Demonstração de Resultados por Natureza; Demonstração de Resultados por Funções; Perdas; Ganhos; Resultados Líquidos.
INTRODUÇÃO
“A Contabilidade como processo de recolha, análise, registo e interpretação de tudo o que afecta a riqueza das unidades económicas é, sem dúvida, um dos mais poderosos suportes de informação para a gestão.” A contabilidade é uma actividade que proporciona informação, geralmente quantitativa, para tomadas de decisões, planeamento, controlo das fontes e operações, avaliações do desempenho e relato financeiro a investidores, credores, autoridades reguladores e ao público em geral. O apuramento e acompanhamento dos resultados constituem pois uma absoluta necessidade dentro das organizações, pois permitem uma correcta e objectiva implantação de medidas correctivas, que visam um melhor desempenho das unidades. Nesta área operou-se uma mudança gradativa e de simples elemento de recolha de dados passou a instrumento base de gestão.
“Uma necessidade básica para uma boa contabilidade de custos é a existência de quantificações físicas para todos os