Demonstração de resultados
O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar que relaciona todas as contas utilizadas com o intuito de verificar os lançamentos contábeis, tem como base o método das partidas dobradas, ou seja, para todo débito haverá um crédito correspondente do mesmo valor, portanto, se somar todos os débitos e todos os créditos deve-se encontrar o mesmo resultado. (circular no balancete os valores iguais)
O balancete pode ser utilizado para fins gerenciais, com suas informações extraídas dos registros contábeis mais atualizados, facilitando a tomada de decisão dos gestores da organização. Geralmente o balancete é disponibilizado mensalmente, podendo ser emitidos até mesmo diariamente.
BALANÇO PATRIMONIAL
“Balanço Patrimonial é a representação monetária, em determinado momento, do conjunto de bens, direitos, obrigações e valor patrimonial dos donos ou acionistas, de uma entidade.” (MORANTE, 2009, P. 1)
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)
O empresário quer saber o quanto rendeu seu capital, para comparar o ganho do capital investido na empresa com outros capitais investidos em diferentes negócios, porém, a informação do ganho da empresa não é suficiente. É importante saber o quanto ganhou e como ganhou. Assim, a contabilidade construiu um sistema de informação que permite satisfazer essa necessidade igualmente vital dos empresários de responder como ganhou ou perdeu seu capital. (PADOVEZE, 2010)
A Lei n° 6.404/1976 rege:
Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
I - balanço patrimonial;
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; III - demonstração do resultado do exercício; e
IV - demonstração das origens e aplicações de recursos.
IV - demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº