Demonstracao de fluxo de caixa
Demonstração dos Fluxos de caixa
O trabalho tem como objetivo apresentar e buscar entendimento sobre o tema para o aprendizado e análise da demostração contabil de fluxos de caixa.
INDICE:
1- Introdução.......................4
2- Conceitos........................6
3- Elaboração da DFC........7
3.1- Método Direto............7
3.2- Método Indireto..........8
4- Conclusão........................8
5- Bibliografia......................9
1- Introdução
Apesar de já ser considerado importante por alguns contadores para possíveis analises contábeis a Demonstração dos Fluxos de Caixa a DFC, como é chamada, só passou a ser obrigatória a partir de 2008 com a implementação da lei 11.638/07 artigo 176 inciso IV tornou a sua demostração obrigatória em substituição a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. Lei 11.638/07 – A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$2.000.000,00(dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.
Esta demonstração financeira indica as modificações ocorridas no fluxo de disponibilidades da empresa durante determinado período que é a base para avaliação da situação sinanceira da empresa e sua capacidade de arcar com o pagamento das obrigações.
Através dessa demonstração teremos condições de identificar as fontes de obtenção do dinheiro, origens das disponibilidadese a respectiva alocação do dinheiro, aplicação das disponibilidades, assim como, identificarem os objetivos das aplicações.Será possível identificar:
- Onde a empresa conseguiu captar os recursos
- Como foi utilizado seu lucro
- Quanto dos recursos financeiros foi gerado internamente
- Como foi financiada a expansão com a compra de ativos imobilizados
- A empresa está se expandindo em ritmo mais acelerado do que a sua geração de recursos
- A política de distribuição de dividendos está em equilibrio com a geração operacional
- Quais os