Demonstra O Teorema De Pit Goras J
James Abrahan Garfield (1831 – 1881) foi o vigésimo presidente dos Estados Unidos e era um grande estudioso e entusiasta da matemática. Em 1876, enquanto estava na Câmara de
Representantes, rabiscou num papel uma interessante demonstração do Teorema de Pitágoras. O
New England Journal of Education publicou esta demonstração.
Todos sabemos que, para um triângulo retângulo de catetos b e c e hipotenusa a, vale a relação a 2 = b 2 + c 2 , que é o teorema de Pitágoras.
Vejamos como era a demonstração de Garfield:
Ele começou desenhando um triângulo retângulo, de catetos b e c e hipotenusa a. Em seguida repetiu o mesmo triângulo, em outra posição e com um dos vértices coincidindo. Dessa forma ele colocou em alinhamento o cateto b de um dos triângulos, com o cateto c do outro.
Em seguida, “fechou” a figura, obtendo um trapézio retângulo constituído pelos dois triângulos retângulos iniciais (iguais) e um outro triângulo que, como vamos demonstrar, é também um triângulo retângulo.
1
Precisamos mostrar que o ângulo θ tem medida de 90º, para confirmar a afirmativa de que o terceiro triângulo (B) é também retângulo.
Como o triângulo inicial (A) é retângulo, temos que os ângulos α e β somam 90º (pela Lei angular de Tales). Dessa forma, olhando os três ângulos formados em torno do ponto P, e do mesmo lado de uma reta, teremos que α + β + θ = 180º, nos levando a concluir que θ mede também 90º e o triângulo B é também retângulo.
Observe ainda que as três partes unidas geraram um TRAPÉZIO RETÂNGULO, cuja altura é b + c e cujas bases são b e c.
Podemos calcular a área desse trapézio de duas formas:
a) Diretamente pela fórmula da área do trapézio
b) Somando as áreas dos três triângulos retângulos ( 2A e 1B)
É claro que, não importa a forma do cálculo, esses dois resultados devem ser iguais. Vejamos:
Por a) (metade da soma das bases) x altura ou
Por b) soma das áreas das partes: 2 . A + B ou
(b + c)
. (b + c)
2
bc a.a a2 2.
+
= bc