Demonstra O Contabeis
A contabilidade, através dos seus relatórios, permite ao gestor compreender a estrutura patrimonial de qualquer entidade, com ou sem fins lucrativos, por reunir relevantes informações, necessárias para se administrar com competência suas atividades operacionais. Os mesmos relatórios, quando publicados, permitem ao público avaliar a situação da entidade, observando a qualidade da gestão que está sendo realizada na mesma. Contudo, empresas limitadas relutam em publicar suas informações contábeis, simplesmente por não serem “obrigadas” por determinação legal a fazê-lo, divulgando, quando muito, apenas o balanço patrimonial no final do exercício, deixando de lado as demais peças contábeis sonegando informações essenciais para que os usuários possam avaliar a consistência dos seus atos e como estes estão sendo administrados.
As empresas limitadas como representam grande parte das entidades privadas instituídas e ativas no mercado nacional possuem uma responsabilidade social elevada pois absorvem grande parte dos recursos gerados pela sociedade sendo esta sua preferencial usuária externa em vista da sua necessidade de informações confiáveis. Todavia, as empresas regidas por este tipo de sociedade, viveram muitos anos sem ter parâmetros que definissem a elaboração das publicações contábeis, prejudicando assim a qualidade da sua gestão. A contabilidade, ciência que tem como principal objetivo o controle das variações patrimoniais e está embasada em sete (7) princípios fundamentais vem, ao longo dos tempos, mensurando os ativos das entidades e agregando valores aos seus patrimônios.
Vê-se, portanto a importância da contabilidade como fonte de informações e como elemento que agrega valor através de seus relatórios para a gestão das empresas. Uma empresa comunica o seu desempenho aos usuários externos – mediante as demonstrações contábeis – pois são estas capazes de determinar o sucesso ou fracasso colaborando na sua continuidade. As informações divulgadas nos