democracia
Introdução
Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo.
A palavra “democracia” tem origem do grego “demokratía” que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.
É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elege seu representante por meio do voto. Este regime pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro é quem, de fato, toma as principais decisões políticas e, também, no sistema republicano ou, no sistema monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa.
A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.
Neste trabalho, procuramos identificar, explicar e exemplificar os meios pelos quais a democracia se sustenta nos Estados atuais, através da evolução histórica das estratégias, mecanismos e ideologias por ela utilizados. Pretendemos mostrar, também, como a sociedade vem se fazendo cada vez mais presente no processo de evolução da mesma, através de agremiações e lutas por seus direitos.
1. Formas de governo É a organização e o funcionamento do poder estatal, consoante os critérios adotados para a determinação de sua natureza. Os critérios são:
a) o número de titulares do poder soberano;
b) a separação de poderes e suas relações;
c) os princípios essenciais que animam as práticas governativas e o exercício limitado ou absoluto do poder estatal. "As formas de governo são formas de vida do Estado, revelam o caráter coletivo do seu elemento humano, representam a reação psicológica da sociedade às diversas e complexas influências de natureza moral, intelectual,