Democracia e direitos humanos
Democracia
É dividida em: * Democracia política: democracia como forma de governo. * Democracia como ideia: pode ser caracterizada de forma genérica como um modo de vida – social ou moral.
As democracias politica e como ideia engloba-se como um todo. A ideia principal é a ordem politica produzida pela ação humana. Porém a ideia de democracia é bem vasta e plena. Nenhuma forma de Estado, por melhor que seja, é suficiente para exemplificar a ideia de democracia em sua integridade. Isso porque, a democracia é realizada simultaneamente em todos os modelos de Estado e comunidade humana.
As principais funções das democracias é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.
Direitos Humanos
Os Direitos Humanos são aqueles direitos comuns a todos os seres humanos, sem distinção de raça, nacionalidade, sexo, etnia, orientação sexual, nível socioeconômico, religião, instrução, opinião política e julgamento moral, e que têm como pressuposto fundamental e óbvio o direito à vida.
Histórico dos Direitos Humanos
Para entender os Direitos Humanos é necessária a compreensão histórica, pois podemos classificar os direitos em três gerações as quais, correspondem de certa forma, àqueles ideais a Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Por Liberdade, engloba os direitos civis, políticos e as liberdades individuais. Por Igualdade, entendem-se os direitos econômicos e sociais (basicamente vinculados ao mundo do trabalho). Por Fraternidade, entendem-se os direitos decorrentes da solidariedade, alguns falam em fraternidade planetária. Corresponde ao direito à autodeterminação dos povos e passou incluir mais recentemente, o direito ao desenvolvimento, o direito à paz, ao meio ambiente saudável,