democracia para noberto bobbio
Na teoria contemporânea da democracia existem três principais tradições históricas do pensamento político.
I- Teoria Clássica: Teoria aristotélica, que julga a democracia, como o governo do povo, de todos os cidadãos, de todos que possuem os direitos por ser um cidadão, entretanto é diferente da monarquia que é um governo de uma pessoa e diferente da aristocracia, como governo de poucas pessoas.
II- Teoria Medieval: Apoiada na soberania popular, a soberania conforme o poder supremo deriva do povo e se torna representativa.
III- Teoria Moderna: Considerada a teoria de Maquiavel, foi criada juntamente com o Estado moderno, segundo o qual as formas durante a história do governo são duas: Monarquia e República, considerando que a antiga democracia é uma forma de república. A problemática das características, paradigmas ou importância da democracia é bem antigo, desde os tempos medievais, portanto tem sido reformulados ao longo do tempo, mesmo a democracia contemporânea passa por reformulações quanto a suas teorias, conceito ou valores.
Tradição Aristotélica das três formas de governo.
Uma das principais disputas que se tem notícia em torno das formas de governo vem de Heródoto*. Otane, Megabizo e Dario discutiram a forma de governo da Pérsia, entre a monarquia, a aristocracia e o governo popular.
Os democratas acreditavam que a monarquia é a pior forma de governo, pois a monarquia é contraria ao argumento democrata, eles consideram a monarquia imperfeita pois os monarcas podem fazer o que quiserem que não se é considerado ilícito e não há a necessidade de se prestar contas.
A monarquia também condena a democracia, considerando que não existe coisa mais insolente como uma multidão incapaz, pois como se é possível governar pessoas sem instrução, sem sabedoria e que querem se intrometer na forma de se governo, e acabam causando o desiquilíbrio.
Platão cita 5 formas de governo,na república: