Democracia: Os fundamentos;
Charles – Louis de Secondat que cursou direito aos 16 anos foi um dos pensadores Iluministas. Francês ficou conhecido como Barão de Montesquieu por herdar o título após casar-se com Jeanne Lartigue, uma rica protestante.
Em sua obra o Espirito das Leis Montesquieu (1963), observa que existem três tipos de governo que são eles: Republicano, o Despótico e o Monárquico, e ainda afirma que é o Republicano é o tipo de governo que o povo possui o poder soberano.
Quando Montesquieu aborda a República, também aborda a Democracia, a ideologia de república democrática. Nesse modelo, o povo deve exercer o poder, seja de forma direta ou quando representado por alguém escolhido por ele.
Analisando sobre o tema igualdade na democracia, Montesquieu chama atenção ao fato de que nunca será seguida a todo rigor, pois sabemos que se trata de algo difícil de estabelecer plenamente uma vez que o homem estaria a frente representando. Mesmo que a democracia parta do Estado a igualdade dificilmente será alcançada por toda a sociedade, o autor afirma que é suficiente que se reduzam as diferenças até certo ponto, a parti daí as leis que impõe encargos aos ricos e possibilitam alguns alívios aos pobres, possam possibilitar um certo nivelamento, certa igualdade na sociedade.
Montesquieu chama atenção para a criação de regras para os detentores do poder, a fim de garantir a liberdade dos indivíduos, também fala sobre a divisão dos poderes na democracia representativa.Essa necessidade de representatividade surgiu com o crescimento e desenvolvimento de povos que quando menores, mantinham todos os seus membros como vozes e coisas presentes em todas as decisões. De modo, que com um número maior de pessoas, é impossível que se faça o mesmo. É sensato que se escolha um indivíduo que fale e defenda direitos e necessidades do todo.
Aristóteles: Democracia
Partindo do ponto da Democracia em Aristóteles, para ele a mesma era uma forma de governo que atingiam a