Democracia no brasil
Prof. FÉLIX
A DEMOCRACIA NO BRASIL
Bárbara Barbosa N°03 Jéssica Vieira N° 10
Mongaguá/SP
07 de Junho de 2013 E.E. PROFESSORA ARACY DA SILVA FREITAS
A DEMOCRACIA NO BRASIL
Trabalho apresentado pelas alunas Bárbara Barbosa e Jéssica Vieira da
2ª série do Ensino Médio, à disciplina de Sociologia sob a orientação do professor Félix.
Mongaguá/SP
07 de Junho de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 A DEMOCRACIA NO BRASIL 4 PARTIDOS POLÍTICOS DO BRASIL 13 CONCLUSÃO 19 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 20
INTRODUÇÃO
“A democracia brasileira só funcionaria se todos os brasileiros fossem honestos. Aí sim, por uma questão ética, ninguém infringiria as leis. É um pouco como o comunismo: só funcionaria se o mundo fosse composto de anjos.”
A DEMOCRACIA NO BRASIL
Nos tempos coloniais, observamos que o exercício dos direitos políticos se restringia a uma limitada parcela de proprietários de terra, conhecidos como “homens bons”. No interior das câmaras municipais, eles decidiam quem ocuparia os cargos políticos mais importantes e quais leis teriam validade. Já nesse instante, a associação entre as elites e os direitos políticos se movia em favor da exclusão política.
Atingindo o século XVIII, notamos que os ideais iluministas chegaram às terras brasileiras dando suporte a algumas das revoltas coloniais. Em alguns casos, como na Inconfidência Mineira, a possibilidade de organização de um governo republicano aparece como reivindicação. Apesar de sugerir direitos, não podemos elencar a busca pela democracia, tendo em vista que a escravidão seria mantida no novo regime.
Em nossa