A DEMOCRACIA NO BRASIL
A DEMOCRACIA NO BRASIL
O conceito de democracia abrange diversos sentidos e depende da época analisada e do contexto político social. Tem-se uma concepção diferente de democracia na evolução do Estado de Direito ao Estado Democrático de Direito. Nada mais delicado, portanto que conceituar democracia.
Não há democracia sem pluralismo e eleições negados pelos regimes autoritários com a justificativa que o povo é imaturo ou de que há ameaças internacionais, a democracia não se separa das instituições da representatividade de interesses sociais.
A democracia Brasileira na época de 30 foi muito conturbada, principalmente no período da Revolução, ela foi amadurecendo ao longo dos anos. Vencida a Monarquia semi-autocrática e escravista, e após a fase democratizante, mas turbulenta da República da Espada de 1889-1894, a República Velha conhece relativa estabilidade.
A democracia está em toda parte, pois é aderida em todas as constituições e leis políticas, as filosofias e todos os programas de governo. Todos os estadistas e políticos louvam a democracia; todos que se dizem revolucionários pretendem realizá-la. Mais o que acontece é que por detrás das constituições e das leis, a realidade se entremostra, pois ela tenta induzir que o povo se governa, mais a realidade é que o povo sempre é governado.
Getúlio Vargas governou o País durante a revolução da década de 30 até 1945 quando ocorreu o estado novo, após o final da segunda guerra mundial cooptou seus militares e seus movimentos enquanto foi Governo. Em 1954 ele retornou a Presidência do Brasil, pois foi eleito democraticamente, em função de um veto militar perdeu seu lugar em 1964 quando houve o golpe militar. A consciência democrática surgiu da resistência à ditadura introduzindo um elemento novo na vida política.
A democratização de 1985
Foi conduzida pelos moderados do PMDB e a dissidência do oficialismo que forma o PFL. Após a derrota da