Democracia na Grécia
Rafaela Nunes e Yasmin Oliveira
Nº 39 e 43
Professora Neide, 1ºA
Entrega: 21/06/2013
Índice
Introdução
Página 03
Democracia na Grécia Antiga
Página 03
Educação
Página 04
Curiosidades sobre a democracia e justiça em Atenas
Página 04
Bibliografia
Página 05
Introdução:
A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 A.C. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado) que caracterizam a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas. A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo: povo; cracia: governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga) que representava uma alternativa à tirania.
Democracia na Grécia Antiga
Até os séculos VII e VI a.C., o poder político ateniense era controlado por uma elite aristocrática detentora das terras férteis de Atenas: os eupátridas ou “bem nascidos”. Nesse meio tempo, veio a classe de comerciantes (os demiurgos) que exigia participação nos processos decisórios da vida política ateniense. Além disso, pequenos comerciantes e proprietários acometidos pela escravidão por dívidas exigiam a revisão do poder político ateniense. Com isso, os eupátridas viram-se obrigados a reformular as instituições políticas da cidade-Estado. Um grupo de legisladores foi responsável por um gradual processo de transformação política.
Em 621 a.C., Drácon resolveu estabelecer um conjunto de leis escritas que dariam lugar às leis orais anteriormente conhecidas pelos eupátridas. Mesmo não enfraquecendo o poder da aristocracia, essa primeira medida possibilitou uma nova tradição jurídica que retirava o total controle das leis invocadas pelos eupátridas.
A