Democracia em Africa
Em jeito de introdução, o trabalho subordinado ao tema Democracia e Governação em África tem como principal objectivo de estudar as constantes falhas na Democracia e Governação nos países Africanos. Analisando os relatos já vividos nos países africanos de renome como Uganda, Madagáscar, Congo e Moçambique.
A definição que atende ao consenso geral é a de que Estado Democrático é aquele em que os governantes têm o respaldo de seus governados, recebendo destes um mandato por prazo certo. O cidadão é livre e se sujeita a um poder que se considera parte activa dele. Apesar de se apresentar como a melhor forma de governo, existem críticas quanto aos seus efeitos e eficácia, entre elas a de propiciar a individualização do indivíduo, a massificarão da sociedade e a falsa aparência de representação política.
Para a realização deste trabalho tivemos como base as obras bibliográficas e internet.
2. Objectivos
Objectivo Geral
O presente trabalho tem como objectivo geral estudar as condições sociopolíticas e falhas existentes na Democracia e Governação dos países Africanos.
Objectivos Específicos
Verificar, com base na informação a obter sobre o contexto dentro do qual diferentes países africanos adoptam a sua democracia e governação.
Explorar os diferentes argumentos existentes em torno das vantagens e inconvenientes democracia e a própria governação.
Avaliar a existência ou não de condições para a democracia (impecável) e governação (impecável).
2.1. Questões a Estudar
a. Que vantagens podem ser obtidas na adopção da democracia nos países africanos?
b. Quais são os principais argumentos existentes em torno de como a democracia é aplicada nos países em conflitos?
c. Que perspectivas de resultados e as recomendações que podem ser trazidas para o contexto africano à luz das experiencia internacionais e do actual perfil do desenvolvimento dos países africanos em particular para Moçambique?
2.2. Hipótese
Um debate sobre Democracia e