Demanda
No mercado em geral, o gerenciamento de demanda tem a função de coletar a agregar demandas relacionadas às necessidades de produtos. Este gerenciamento ocorre a partir de coleta de dados que estuda o perfil do consumidor, seu comportamento perante o produto e o nível de procura do mesmo.
Analisam-se os dados sobre os pedidos reais. Numa demanda estável é possível, num planejamento de marketing, diminuir custos na capacidade produtiva maximizando os lucros da empresa.
Administrando a demanda é possível transferir os níveis de demanda em épocas de pico para os períodos de menor fluxo de mercado. Todo este trabalho é planejado e executado pelos setores de marketing e vendas de uma empresa.
Dentro da Tecnologia de Informação, o gerenciamento consiste num processo que gerencia os complexos níveis de demandas originados pelo investimento e pelas demais requisições mercadológicas.
A TI apresenta a possibilidade de facilitar os processos de comunicação, dados e fluxos de informações para a diminuição de custos e a solução de problemas de modo mais eficaz e eficiente.
Neste aspecto, as empresas buscam desenvolver ferramentas para a gestão de suas demandas, sejam internas ou externas. Atrás de uma demanda há um conjunto de clientes afoitos pelo seu produto, as exigências e opiniões do cliente devem ser ouvidas e analisadas para que os serviços e produtos sejam otimizados.
E demanda que é um assunto bastante abordado na área econômica que também o administrador estuda se trata da quantidade de um bem ou serviço que pode ser adquirido por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta.
E demanda agregada é a soma de: CONSUMO+INVESTIMENTOS+GASTOS DO GOVERNO.
A DEMANDA INDIVIDUAL E A DEMANDA DE MERCADO
A demanda de mercado é a soma de todas as demandas individuais, que são a quantidade demandada a cada preço por cada um dos