Demanda
Em uma instalação elétrica predial os equipamentos de utilização podem ser alimentados diretamente (caso de equipamentos fixos de uso industrial ou análogo), através de tomadas de corrente de uso específico ou através de tomadas de corrente de uso não específico (tomadas de uso geral). As caixas de derivação utilizadas para a ligação de equipamentos de utilização são consideradas, para efeito da contagem de carga, como tomadas de uso específico. Para efeito da previsão de cargas, a NBR 5410 considera os flats e as unidades de apart-hotéis e similares devem ser considerados como unidades residenciais.
Na fase de previsão das cargas deve-se considerar para um equipamento de utilização a sua potência nominal absorvida da rede elétrica. Esta informação é normalmente dada pelo fabricante em catálogos ou dados de placa do equipamento. Nos casos em que for dada a potência nominal fornecida pelo equipamento (potência de saída), e não o absorvido, deve ser considerado, o rendimento do equipamento, que também deve ser fornecido pelo fabricante.
Cargas de Iluminação
Em uma instalação elétrica residencial, segundo as considerações da NBR 5410 para este tipo de instalação, a previsão de carga de iluminação deve ser feita obedecendo-se às condições estabelecidas a seguir: " as cargas de iluminação devem, a princípio, ser determinadas como resultado da aplicação da norma especifica que é a NBR 5413;
" para os aparelhos fixos de iluminação a descarga, a potência nominal a ser considerada deverá incluir a potência das lâmpadas, as perdas e o fator de potência dos equipamentos auxiliares.
" em cada cômodo ou dependência de unidades residenciais e nas acomodações de hotéis, motéis e similares deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, com potência mínima de 100 VA, comandada por interruptor de parede. A NBR 5410 apresenta como opção, nas acomodações de hotéis, motéis e similares, a substituição do ponto de