demanda
DISCIPLINA: ECONOMIA E MERCADO
DEMANDA
Curvas de demanda do consumidor e do mercado
O consumidor procura maximizar sua satisfação consumindo aqueles bens ou serviços que lhe são mais úteis e de acordo com seus gostos, são os preços e a renda do consumidor que limitam as quantidades demandas de cada produto.
Para estabelecer uma regra do comportamento do consumidor, faz necessário considerar, no curto prazo, a renda, o preço dos bens substitutos e os gostos do consumidor constantes (coeteris paribus).
A função demanda é colocada em função das seguintes variáveis, consideradas as mais relevantes e gerais:
Função Geral da Demanda Q bem x = F (Px, Ps, Pc, R, G)
onde:
Q bem x = quantidade procurada (demandada) do bem X/t
( t significa num dado período de tempo);
Px = Preço do bem x/t;
Ps = Preço dos bens substitutos ou concorrentes / t;
Pc = Preço dos bens complementares / t;
R = Renda do Consumidor /t;
G = Gostos, hábitos e preferenciais do consumidor / t;
Portanto, a relação entre Q bem x e o preço do próprio bem (Px) é dada através da função geral da demanda; que de forma reduzida é expressa por:
Q bem x = F (Px)
supondo as variáveis Ps, Pc, R e G constantes.
O Termo Coeteris Paribus, significa que estas variáveis são constantes.
Existe uma relação inversa entre os preços e os produtos demandados, portanto, a Lei Geral da Demanda diz que a quantidade demandada de um bem está inversamente relacionada com o preço do bem x, Coeteris Paribus, isto é, tudo o mais permanecendo constante. A relação inversa pode ser vista pela inclinação negativa da curva de demanda, informando que se o preço do bem x diminuir, as quantidades demandadas deste bem irão aumentar.
Para se obter a curva de demanda do mercado, é necessário multiplicar as quantidades demandadas individuais pelo número de consumidores, aos mesmos preços.
Assim, essa relação é inversa