Dell
1. Aspectos Negativos do Comércio Eletrônico
2. Visão geral do texto:
O comércio realizado por intermédio da Internet, denominado comércio eletrônico, ou e-commerce constitui-se um novo modelo de negócios, porém alguns aspectos negativos são encontrados neste modelo como, por exemplo: a invasão de dados e comunicações demora na entrega de produtos, desconfiança nos meios de pagamentos digitais, falta de legislação específica para negócios virtuais. Estes são alguns dos problemas mais comuns para serem enfrentados e superados pelas empresas que decidem partir para esta nova forma de negócio.
Na utilização do comércio eletrônico são encontrados diversos problemas, entre eles a logística, para o e-commerce é uma implicação significativa.
A logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos a partir do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável, porém as habilidades tradicionais da logística já não respondem às demandas desse novo comércio. Enorme quantidade de pedidos, número pequenos de itens, individualidade dos pedidos, alto índice de devolução, problemas alfandegários, são alguns dos desafios a serem vencidos pelas empresas que comercializam produtos pela Internet.
( *Peterson Vieira Zambiassi, Marco Aurélio Nadolny, Rafael Miqueletto, Orlei José Pombeiro Disponível no website: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/27424-27434-1-PB.pdf, pag. 2-3.)
3. Conceitos abordados.
Cada venda efetivada por meio do comércio eletrônico gera necessidade de entrega de produto, a qual é realizada numa velocidade muito menor do que o meio eletrônico. Aparentemente é levado a se pensar que o fator mais importante requisitado pelo cliente seja a rapidez na entrega do produto. Porém, pesquisas revelam que mais importante do que a agilidade na entrega é a