Delega O Descentraliza O E Centraliza O
1
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS
G P - DELEGAÇÃO, CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
1- DELEGAÇÃO
Delegação é a transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando a correspondente responsabilidade pela execução da tarefa delegada.
A delegação é familiar a qualquer pessoa que ocupe posição de supervisão.
Significa simplesmente confiar parte do trabalho operacional ou administrativo a outros. Todas as vezes que um supervisor delega trabalho a um subordinado, três ações estão expressas ou implícitas, são eles:
Deveres
Os deveres podem ser descritos de duas maneiras. Primeiramente, podemos pensar neles em termos de uma atividade, assim a delegação será um processo pelo qual atribuímos atividades a indivíduos.
Em segundo lugar, podemos descrever os deveres em termos dos resultados que queremos conseguir, ou seja, objetivos, assim os deveres serão não apenas em termos de cumprir o estabelecido, mas também em termos de resultados.
Por causa das diferenças das atividades, podemos fixar metas tanto a longo quanto a curto prazo, assim o subordinado provavelmente terá
satisfações
psicológicas com seu trabalho e saberá os critérios de avaliação do mesmo.
Deveres e autoridade claramente definidos não implicam que cada um deva trabalhar isolado em seu próprio canto, pelo contrário deve haver consultas de forma que todos se informem. Algumas empresas enfatizam sua preocupação com a cooperação, dizendo que uma pessoa é responsável tanto pelo seu trabalho como pelo trabalho do grupo. A cooperação é definitivamente parte de qualquer atividade e deve ser tão clara quanto os demais deveres.
GERENCIAMENTO
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
2
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS
Autoridade
Ao atribuímos a uma pessoa deveres a cumprir, devemos dar a ela a autoridade necessária para que o trabalho seja efetuado, mas isso não é fácil, pois devemos saber