DEGRAUS DA LECTIO DIVINA
Introdução:
“A leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada pela oração, a fim de que se estabeleça entre Deus e o homem, pois a ele falamos quando rezamos, a Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos”. (DV 25 – Santo Ambrósio).
A Lectio Divina (LD) não consiste em um estudo técnico, científico, mas em uma leitura orante feita com a alma e o coração. É uma escola de oração e vida. Sentaremos aos pés de Jesus e o ouviremos, principalmente, devemos sentir o pulsar do seu coração.
Vamos entrar no discipulado de Cristo, sentar aos seus pés para ouvir seus ensinamentos como os apóstolos, como Maria, irmã de Marta e tantos outros seguidores de Jesus.
É preciso reclinar a cabeça sobre o peito de Jesus como fez João, o discípulo amado (cf Jo 13,23), para depois ter os mesmos sentimentos de Cristo (cf. Fl 2,5). ‘’E nesta atitude que você deve ir ao encontro de Deus na Palavra.
A LD é despertar em nós a inteligência do coração. Esse despertar nos fará amar e conhecer melhor, sob o impulso do Espírito, a Jesus. São Jerônimo diz: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”. (Coleção: Temas de Espiritualidade – n. 28)
Este método remonta ao século XII – monje Guigues le
Chartreux. (Coleção: Temas de Espiritualidade – n. 28)
“Buscai na leitura e encontrareis na meditação, batei pela oração e encontrareis na contemplação”. Dom Guigo II.
"É como uma escada dos monges, que os eleva da terra ao céu”, Dom Guigo II.
Esta é também a sua escada! E deveria ser de todo o cristão, mas lembre-se, esta escada leva ao céu, se tivermos uma ação coerente com a nossa oração.
A LD é essencialmente ruminação da Palavra. Eis o motivo por que todos os dias a Santa Madre Igreja, em sua liturgia, nutre seus filhos com a Palavra de Vida. A cada dia ela ergue a mesa da Palavra e a mesa da Eucaristia. (Coleção: Temas de Espirit.–n. 28)
A LD é tão antiga como o próprio cristianismo que vive da Palavra de Deus e dela depende como a água depende de sua