trabalhos
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LICENCIATURA EM FILOSOFIA- 6º Semestre
“OS ANORMAIS”
JOSIVANE MARIA SANTOS DE JESUS
Docente: Giovana Temple
AMARGOSA
2013
“OS ANORMAIS” (As duas aulas- REFEITA)
No livro “Os Anormais” o filósofo Foucault, relata em suas aulas discursões com diferentes temas como a relação do poder, da verdade, da vida e da morte.
Durante o texto ele comenta sobre casos específicos de pessoas que cometeram crimes ou delitos e as formas como elas foram julgadas, apresentando em vários momentos elementos que poderiam definir o ser “normal do anormal”.
Nas aulas são evidenciados os julgamentos na qual o saber jurídico em determinados casos necessitam do auxílio psiquiátrico, por isso o exame psiquiátrico tem como objetivo, explicar e definir quais os motivos que podem levar um suposto autor de um crime a cometer um delito, estabelecendo antecedentes, levando em consideração seu histórico, seu discurso, a origem, a causa, a motivação, por isso é realizado uma anamnese é o histórico da pessoa para saber em que momento da sua vida ele pode revelar ou desejar seu interesse para o ato cometido ou que queria cometer decidindo de certa forma se a pessoa era normal ou anormal. O exame psiquiátrico também possibilita a transferência da aplicação do castigo determinada pela lei diante do poder normalizado de ambas as partes.
Foucault, nos mostra que todos nós estamos sujeitos ao limite do ser normal e do anormal. Na aula do dia 15 ele retoma alguns termos da 1ª aula, ele continua falando do exercício do sentido grotesco e do ubuesco, Por exemplo: Médico X Juíz (O médico não pode validar o que o juiz determina). Pensando bem, o indivíduo anormal será que ele é louco, será que ele pode se inserir na sociedade, o que podemos fazer com o indivíduo anormal? Foucault irá analisar o poder que é móvel e que tem várias formas de ser, pois ele exercita como o